sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Arte em pintura

Composition with Yellow, Black, Blue and Grey, 1923
Óleo sobre tela; 54 x 53,5 cm
Neo-Plasticismo


Piet Mondrian ( 1872 - 1944 )Holanda


“Composição com Amarelo, Preto, Azul e Cinzento”, de 1923, é uma das melhores obras da primeira metade do século XX, que se podem encontrar em Portugal. Está patente no Museu Colecção Berardo em Lisboa, e foi concretizada pelo pintor e teórico holandês Piet Mondrian.

Esta obra enquadra-se, perfeitamente, no ideal de concretização pictórica de Mondrian, defensor da necessidade de ser realçada a abstracção e simplificação, através da idealização matemática da Natureza e das suas formas mais puras. O seu trabalho reflecte estas qualidades, transmitidas pelas linhas rectas, o rectângulo ou o cubo e pelo recurso às cores primárias, o vermelho, o amarelo e o azul, bem como às cores neutras, o preto, o branco e o cinzento. A utilização destas cores e formas associa-se à filosofia oriental e ao movimento espiritual teosófico.

Nesta obra é possível referir o recurso a elementos abstractos e a um corte total com o Academismo vigente no século XIX. A representação da Natureza devia ser simplificada ao máximo, para poder ser verdadeiramente observada e apreciada, transformando a obra de arte um expoente elevado de beleza e harmonia. A procura da harmonia e perfeição explicam a proximidade com o estudo matemático do número de ouro, com o qual se obtém o rectângulo de ouro, presença constante nesta obra. Da divisão destes rectângulos surgem quadrados e outros rectângulos, sempre perfeitos, que criam a espiral de ouro, chave suprema da Natureza. O facto desta obra ser visualmente agradável apesar de não ser facilmente interpretada deve-se ao recurso do rectângulo de ouro.

A presente obra insere-se, num contexto generalizado, no movimento do Abstraccionismo Geométrico, e de forma particular, numa das suas duas correntes, o Neo-Plasticismo, criado por Mondrian.

Esta é uma das obras que mais aprecio. Para todos os que amam Pintura ou qualquer outra forma de Arte.

Sem comentários: